sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Eixo 1: Atividade 1.1 - Meu projeto pessoal/profissional

É comum que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma.


Utilize o campo "Comentários" para relatar seu projeto. Aproveite para trocar experiências com os colegas. Interaja!

34 comentários:

  1. Os projetos fazem parte da nossa vida, basta iniciar um novo ano para fazermos planos e traçar metas no âmbito pessoal, moral ou profissional.
    Vou aproveitar este espaço para compartilhar com os colegas um pensamento que ouvi essa semana e que tem um relacionamento com o nosso curso (e com os nossos objetivos de vida):

    “ Se você tem metas para um ano. Plante arroz.
    Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore.
    Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança.
    Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.”
    Confûcio

    Assim como esse pensamento, acredito que os nossos projetos promovem nosso crescimento como agentes transformadores deste mundo e das pessoas.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Davson. Concordo plenamente com você. A cada ano que vivemos estamos sempre renovando e iniciando novos projetos. O que não podemos nunca é deixar de sonhar, de acreditar em nossos projetos.
      Um grande abraço

      Excluir
    2. Tenho vários projetos como todos. Os mais importantes são no pessoal é ver meus filhos encaminhados e formdos. A conclusão da obra de minha casa. No profissional quero cocluir faculdade de pedagogia e contribuir mais pela educação.

      Excluir
    3. Também gosto desse pensamento. Ele me leva a buscar o novo e acredito que a Educação Ambiental é solução para meta de 1000 anos e depende de nós. abraço Maria Ruth

      Excluir
    4. Bem lembrado,Maria Ruth... Só faço uma ressalva.Não vejo como"A SOLUÇÃO" e sim um dos aspectos a serem trabalhados,pois muitos outros fatores interferem na melhoria de qualidade de vida da população.um abraço

      Excluir
  2. Francimara Pinheiro, 18 de Setembro de 2012

    Projetos estão relacionados aos sonhos...
    Todos temos objetivos a serem alcançados e para tanto não devemos deixar de sonhar.
    Os sonhos nos levam a traçar metas e elaborar projetos de vida que que nos permitem chegar a concretização dos mesmos.
    Hoje sinto-me realizada por já ter alcançado parte de meus sonhos, mas, ainda preciso continuar focada na compra de minha casa e de meu carro, sei que sob as bençãos do Senhor chegarei lá!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente.
      Quando uma pessoa perde a capacidade de sonhar, perde também a esperança e o espírito de luta. São os sonhos que nos impulsionam a continuar vivendo, lutando e continuar sonhando.

      Então... Que venham mais e mais sonhos em nossas vidas!!!

      Excluir
    2. Olá Davson!
      É, também acho que os sonhos sejam um tipo de combustível para lutar pelos nossos ideais, ainda mais quando temos exemplos de pessoas sonhadoras que colocam em prática os seus sonhos. Obrigada pelo belo exemplo de empenho e dedicação que se permitiu apresentar no nosso último encontro.
      Abraços.

      Excluir
    3. É isso aí, Franc.
      Nunca desista de seus sonhos. Confie em Deus e acredite sempre em você para que seus projetos se concretizem com sucesso.
      Beijos.

      Excluir
    4. Com certeza você vai conseguir. Acredite.É essa atitude de quem é vitoriosa. abç

      Excluir
  3. Acredito que metas pessoais estão ligadas a uma metas coletivas, ou seja, é o ponto de partida para que haja uma colaraboração dos demais envolvidos. Um trabalho em grupo que envolve pessoas com suas personalidades diferentes pode desencadear a realização de um determinado projeto, buscando resultados e tendo uma meta comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Kátia.Um trabalho em grupo envolve pessoas com personalidades diferentes, e o grande barato da vida é aprendermos a conviver com as diferenças individuais e daí treinarmos nossa paciência.
      Beijos.

      Excluir
    2. Acredito no trabalho coletivo, solidário, na partilha, na troca de experiências. Estamos juntas. abç

      Excluir
  4. Projetos tanto profissionais como pessoais é uma forma organizada de planejamento de metas e objetivos a serem alcançados!
    É importante que projetos depois de elaborados sejam trabalhados com perseverança parte indispensável para atingir os objetivos.
    Dependendo do formato do projeto ele pode concluído a curto médio ou longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gleison.
      O importante é nunca desistirmos de nossos sonhos!
      Não se esqueça de trazer aquele seu projeto, gostaria muito de analisá-lo junto com você.
      Um grande abraço.

      Excluir
  5. todos nós temos projetos,os quais, lutamos para coloca-los em ação.Para tanto disponibilizamos tempos,ações,criatividades,entre outros.Contudo,algumas vezes não depende somente de nossos esfoços.A família tem um papel importante e muitas vezes determina o sucesso ou o fracasso desse "projeto de vida".Atualmente estou procurando me aplimorar nos estudos e para tanto é importante que eu tenha sempre em mente a frase "eu posso" para obtermos resultados satisfatórios e finalizar com a frase "eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece".Assim,concluo, falando que podemos mais do que pensamos e agindo todo o projeto pode ser realizado na íntegra.Emilce Nogueira Silva.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela determinação. Que a luz Divina ilumine sempre seus caminhos.
      Beijos.

      Excluir
  6. Os meus projetos de vida são vários. Tanto pessoal, quanto profissional, mas no momento tenho focado mais no projeto profissional onde acredito que através das capacitações, cursos e todo tipo de conhecimento que possa vir adquirir, o qual colabore para meu melhor desempenho na vida profissional, me ajudará a conquistar vários sonhos e realizações que tenho.
    O projeto que realmente espero que um dia venha acontecer é atuar dentro da minha formação como pedagogo para por minhas experiências em prática e ao mesmo tempo aprender e dar continuidade em minha formação para melhor atender a clientela que eu possa vir atuar.
    “Sonhar não custa”, mais se realmente pretendemos alcançar nossos objetivos, não podemos ficar de braços cruzado esperando que algo venha acontecer. O importante é que busquemos sempre a realização de nossos sonhos e nunca desistimos.

    Abraço fraterno!

    Luciano Moreira Pinto - São Fidélis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Luciano. "Nunca desistir"
      É através de nossas buscas e questionamentos que alcançaremos nosso crescimento pessoal e profissional.
      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Luciano... Sempre persistente ! Admiro o seu empenho e sua capacidade de superar todas as dificuldades e ir em busca dos seus sonhos ! Sucesso!

      Excluir
  7. Meu projetos pessoais/profissionais
    Tento ser a mais realista possível. Para isto estabeleço algumas metas que quero alcançar a curto/longo prazo e, então, saberei se realmente aproveitei os dias que se passaram. Divido-os em quatro aspectos. Estas são algumas das metas para 2012/2013:
    1) Pessoal:Encontrar o “príncipe” que me valorize ,ter um bebê e ter minha casa;
    2) Profissional: Com fim da função de O.T encontrar um cargo e me fixar nele e concluir os cursos iniciados;

    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também sou O.T.( até quando??!!) Saiu no D.O. novas funções e entre elas PAP - professor articulador pedagógico - Sabe o que faz? è professor que cobre falta de professores ( para o aluno não voltar para casa). Minha diretora já me convidou.Com certeza você tb pode exercer essa função. abç

      Excluir
    2. Ruth,discordo completamente da extinção dos OTs,porém não adianta lamentar.Ser PAP talvez seja uma forma de dar continuidade a uma das vertentes do trabalho de OT.Quem sabe seria o momento de estar junto com os alunos e incentivando o uso da tecnologia,não é ?!

      Excluir
  8. Os projetos são a mola mestra que impulsiona nossas ações. A vida exige determinação e planos. Precisamos ousar para conquistar nosso espaço e alcançar nossos objetivos. Quem não se habitua a planejar corre o risco de viver de mesmices e perder-se na caminhada da vida. Todo projeto é válido quando nos impulsiona e crescer, a avançar. Um projeto de vida nos ajuda a focar nos nossos objetivos e no alcance das metas previamente estabelecidas. Além de possibilitar um repensar, pois o projeto é um rascunho daquilo que sonhamos e como tal sujeito à alteração. Tenho alguns projetos de vida, mas meu projeto fundamental é ser feliz e fazer as pessoas que estão do meu lado felizes também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga. Também acredito que projetos impulsionam nossas ações. O importante é não desanimar.Vamos em frente...Sem parar. abç forte

      Excluir
  9. Sonhar, mesmo que pareça impossível. Pois o impossível pode se tornar real.
    Acabei de realizar sonhos que pareciam estar muito distantes de mim. Mas consegui. Cheguei lá!!
    E para o próximo momento da minha vida, minha meta é continuar sonhando e acreditando que tudo é possível, só basta acreditar, ter fé e sempre colocar Deus na direção.
    Simone.

    ResponderExcluir
  10. Os sonhos realmente nos incentivam e nos impulsionam a enfrentar os obstáculos que aparecem quando vamos coloca-los em prática.
    Tenho vários projetos, mas estou priorizando alguns.
    Estou querendo terminar minha casa até o final do ano, se Deus quiser; e estou fazendo um curso de formação continuada da seeduc que depois permitirá uma complementação que servirá como uma pós.
    Como o Davson escreveu quando o ano inicia temos vários planos, então como este ano já está acabando o que faltar farei em 2013.
    Beijos!
    Josi.

    ResponderExcluir
  11. Maria Ruth Santos Ativ 1.1 Elaborando projetos
    “Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.”(Shakeaspeare) .Esse mudar requer coragem para deixar o “velho”, o “todo dia ela faz tudo sempre igual” .E cada dia levanto com disposição,coragem. Não conheço palavra preguiça, desânimo. Sol...chuva...estou pronta. “Ouse fazer”. Ouse aprender. Ouse. Afirma José de Oliva : “O passo a mais que, longe, muito longe, damos a cada caminhada é o que nos coloca mais próximos de tudo o que ainda podemos ser. A tentativa além, um pouco mais além, de todas as que já fizemos é a que mais claramente revela do que somos capazes e até onde poderemos chegar.” Só resta caminhar...prosseguir...ousar...
    Maria Ruth Pereira dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é lançar-se ! Te desejo boas realizações!

      Excluir
  12. Concordo com a Márcia “os projetos são a mola mestra que impulsiona nossas ações.”
    Para tanto o primeiro passo é alinhar o que queremos (METAS), com aquilo que vamos fazer (AÇÃO), caso contrário aquilo que idealizamos será apenas um SONHO.

    ResponderExcluir
  13. SONHOS!!!! Como não tê-los? A vida sem sonhos não tem sentido, não tem vida. É o que sempre falo para meus alunos do notuno, guando os vejo cansados desanimados e percebo que a falta de estímulos é justamente por causa da ausência de sonhos. Quando não se tem sonhos não se tem nada, apenas sobrevive. Quanto aos meus...quero apenas ser feliz, curtir meus filhos, viajar...
    Abraçosss! LUIZA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de perspectiva deles é um fator que causa muita desistência nos estudos,não é ,Luiza? precisamos mudar essa realidade... bj

      Excluir
  14. No aspecto profissional quero ser um agente transformador da educação, visando
    sempre o melhor para o aluno, pois assim, tenho certeza de que estarei contribuindo
    para um futuro melhor. Tendo em vista, que muitos profissionais não conseguem ver a
    educação com a certeza de uma mudança futura. No aspecto pessoal realizar o sonho
    da maternidade e adquirir minha casa própria.
    "Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
    O ato de ver não é coisa natural.
    Precisa ser aprendido!"
    Rubem Alves

    ResponderExcluir
  15. Rubem Alves... Sempre nos fazendo pensar que tudo é possível ! Bia sorte em seus sonhos, Andrea ! Me avise,qdo conseguir realizá-los.Ficarei feliz por vc. bjs

    ResponderExcluir