terça-feira, 31 de julho de 2012

Eixo 1: Atividade 1.4 - Banco de Projetos

Vamos trabalhar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias?A ideia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula. 


Orientações:


1.Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida. 

2. Enviar o arquivo desta atividade para claudissea2010@gmail.com com cópia para rosana_quintanilha@yahoo.com.br, assunto “Banco de Projetos e o seu nome". 


3 comentários:

  1. Com tanta tecnologia e recursos multimídia cercando nossos alunos as aulas acabam competindo com as novidades, quando deveria fazer uso delas. Há quem pense que usar recursos tecnológicos é complicado. Prender a atenção dos estudantes, que estão cada vez mais conectados, não tem sido uma tarefa fácil para os educadores.

    Projetos: A Motivação para Aprender
    Quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
    A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso os temas devem ser escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.
    Um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.

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  2. A utilização das tecnologias na educação é um fato inevitável, diante das possibilidades e recursos oferecidos.
    No mundo atual o professor tem um papel de destaque na função de interagir com tanta informação e processa-las corretamente para aplicar na sua metodologia de ensino para tirar proveito dos recursos tecnológicos como uma forma didática.
    O desenvolvimento de um projeto pode ser uma ótima ideia para inserir a nova geração de alunos com conhecimentos em algumas tecnologias e os que não tem nenhum conhecimento tecnológico.
    Eis a grande questão o professor é a ferramenta fundamental neste propósito. assim sendo a grande importância na capacitação deste profissional com a tics.
    No projeto Futebol Na Escola surgiu a oportunidade de aproximação entre a realidade é o virtual!
    Com objetivo de dinamizar e apresentar novas propostas de aprendizagem os alunos da escola Francisco Antônio participaram do projeto onde obtemos bons resultados no comportamento e também na inclusão digital!
    Todos os dados recolhidos através das atividades do projeto eram utilizadas por eles no Laboratório de informática.
    Como por exemplo: A quantidade de gols, o menor e maior número de gols, frequência, curiosidades sobre o esporte etc. Juntando com a parte tecnológica várias disciplinas foram trabalhadas com as informações e dados gerados no projeto e depois aplicadas no laboratório com ajuda da internet ou simplesmente de softwares instalados no LE.(Linux educacional).
    Eu Comprovei que o mix entre a realidade e o virtual é uma ótima experiência que aproxima o novo de forma descontraída e não como dificuldade ou bicho de 7 cabeças para os novatos na hora do contato com as tecnologias, trata-se de usufruir do que tem de bom na realidade e também o que tem ruim, gerado ou não por eles para trabalhar com o apoio das tecnologias, Abrindo um leque de opções para troca conhecimentos quebrando com os limites de uma sala de aula e criando uma extensão com muitas possibilidades.

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  3. O mundo está cada vez mais informatizado . A escola tem procurado desenvover atividades diversas onde se propõe ao aluno conteúdos e projetos agradáveis e contextualizados. Contudo, sabemos que o meio social o qual o mesmo está inserido é dinânico, propostas diárias surgem com uma rapidez em demasia.O processo de assimilação dessas novas tecnologias também se torna rápido e convidativo.A escola,deve valorizar e motivar essa compreensão para que nada se perca e o ensino se torne agradável para quem o leva e para quem o recebe( na verdade quem recebe também passa novos conhecimentos)havendo assim, completa interação.

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