quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Eixo 1: Atividade 1.2 - Diálogo teórico

Fazendo um resgate histórico vamos conhecer as ideias de alguns educadores que influenciaram a educação. Nesse percurso, ficam evidenciados os princípios que surgiram como ideário de educação e, muitos deles continuam presentes e ressignificados nas propostas atuais do trabalho com projetos em sala de aula.Veja a linha do tempo!


Após essa viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma.
Siga as orientações: 

1.Escolha um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência;
2. Destaque um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;

3. Compartilhe sua leitura com os colegas em "Comentários";

4.Leia as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.

25 comentários:

  1. "A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento"


    Com esse pensamento John Dewey se demonstrou um teórico insatisfeito com o seu tempo e a educação praticada. Segundo Dewey o aprendizado só se dá quando ideias são compartilhadas e isso só é possível em ambientes onde não há barreiras para a livre expressão do pensamento. É pela experiência, atividade e iniciativa que a criança realmente aprende e quando adulto participará ativamente como cidadão exercendo com qualidade a democracia.

    Cabe ao professor NÃO expor o conhecimento que ele já tem, mas despertar o interesse do aluno conduzindo-o ao aprendizado por meio da experiência que o professor já tem. Na educação, é necessário partir de um problema sentido pelos alunos, analisar esse problema, pensar em alternativas de resolução, experimentar várias possibilidades e finalmente agir como prova efetiva da solução.

    Com os desafios das escolas brasileiras atuais num cenário sócio-político que busca a projeção global com um ambiente de emergente crescimento, posso destacar a utilização de projetos como uma forma de alcançar os ideais propostos por Dewey, desde que esses projetos sejam criados a partir de uma visão do real ponto de interesse dos alunos e que também haja a sua participação dos mesmos na elaboração e execução dos projetos.


    “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
    John Dewey

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    1. Olá Davson.
      Será que as escolas brasileiras tem como princípio a participação dos alunos interagindo na construção e execução dos projetos?

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    2. Boa noite, essa eu posso responder de pronto!
      No Brasil o problema é maior ainda, não há a participação dos alunos na construção dos projetos, como também não há a participação efetiva dos professores na determinação do que é ou não mais importante para o currículo escolar.
      As escolas (professores) precisão cumprir metas como se fossem fábricas, dessa forma transferem para as suas salas o mesmo autoritarismo demonstrado pelos órgãos superiores ligados a educação e pelo fantasma (ainda presente) das provas de qualificação que determinam o futuro do indivíduo.
      É preciso reestruturar a educação brasileira ouvindo aqueles que estão mais próximo de onde as coisas acontecem.

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    3. Como precisamos de escolas do jeito que Jonh Dewey nos apresenta??!!! Concordo quando você afirma que é preciso reestruturar a educação Brasileira. abç

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  2. Considero o Paulo Freire como um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.
    Como se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, um método de alfabetização dialético, se diferenciou dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
    Dessa forma, ao realizar um projeto com a clientela o qual trabalho ou venha trabalhar estarei sempre levando em consideração os grandes ensinamentos do Paulo Freire. Atuei por muitos anos na área social e o hoje na educação, principalmente pública é impossível realizar um projeto que não esteja voltado para todos, principalmente aos mais necessitados, discriminados e marginalizados por uma sociedade que ainda é opressora, mesmo com as várias mudanças, que se vem realizando ao longo dos tempos.

    Educação para todos é algo que reamente não pode ficar no papel, e sim, estarmos sempre procurando desenvove-la e por em prática em nosso dia-a-dia.

    Abraço fraterno!

    Luciano Moreira Pinto


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    1. Oi Luciano, considero Paulo Freire grande inspirador do meu trabalho na Educação. Inclusive tive oprotunidade de aplicar seu método de Alfabetização de adultos e hoje trabalho num projeto - PROTEJO - ligado ao Min. da Justiça - com jovens de 15 aos 24 anos, pobres, vivem em áreas de vulnerabilidade, risco social. Como a pedagogia de Paulo Freire me ajuda e com certeza muito contribui para nossos projetos. abç

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  3. Oi, Luciano!
    Paulo Freire em seu trabalho - Pedagogia do Oprimido- mostra a importância de uma educação democrática.
    Concordo com você, quando diz que Educação para todos é algo que realmente não pode ficar no papel. Daí a importância de se pensar e executar projetos, priorizando as necessidades e curiosidades dos alunos.Oportunizando seu crescimento pessoal, cultural e social.
    Um grande abraço!

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  4. Eixo 1.2– Atividade
    Maria Montessori, na minha opinião, foi uma das mais conceituadas educadoras que temos notícias.Seus estudos foram sem sombra de dúvidas um importante acervo para a educação.Seu método é bastante original , pois, as crianças, inclusive as deficientes, podiam se movimentar na sala de aula com tranquilidade, criou um ambiente auto-educativo, multi-sensorial e de manipulação.Enfatizou o aprendizado da leitura e da escrita com crianças menores de cinco anos. Trabalhou também com a concentração, a livre escolha, o silêncio (jogo de perguntas e respostas), o equilíbrio de mãos e pés, a matemática,entre outros.Utilizou materiais concretos, para representar conceitos abstratos.A educadora contribuiu para uma educação de qualidade,visto que, até nos dias atuais se estuda e se pratica atividades por ela observadas.A mesma responsabilizou a família, a escola e a sociedade pelo futuro do ser e da humanidade.

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    1. Boa escolha, Emilce ! Não sei pq ,mas identifico Maria Montessori como mãe,aquela que abraça,acolhe... Também gosto de sua maneira de abordar a educação.

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  5. Paulo Freire em minha opinião é um dos Grandes educadores que de certa forma marcou o seu tempo e até hoje é uma referência na educação.
    Por vivenciar a pobreza e a fome na sua infância isso serviu como estímulo para desenvolver um método de ensino diferenciado, valorizando a realidade como um meio de ensinar.
    Vejo a aplicação dos projetos de hoje com uma brecha! A falta de vinculo da necessidade e o atrativo para essa necessidade ser trabalhada! O diálogo com pessoas simples fazia parte de Paulo Freire! Isso me chama a atenção! Logo penso! Se quero fazer algo para alguém tenho que conhecer melhor esse alguém para causar o interesse para o que vai ser feito!

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    1. Gosto muito ds contribuições de Paulo Freire. A maneira de levar o aluno a descobrir o mundo em que vive e a prtir daí aprender a ler e escrever. Como o próprio Freire diz a primeira leitura que o homem faz é a do mundo. Ele nos mostra que todos somos capazes de contruir o nosso conhecimento independente de cor, raça, religião oo classe social.

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    2. A concepção de Educação de Paulo Freire:educar é libertar o ser humano da opressão e que é impossível pensar em educação sem afirmar que a "leitura do mundo precede a leitura da palavra sempre chamou minha atenção e muito me ajuda na prática educativa, abç

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    3. Concordo. Para mim O fato de Piaget explicar a construção de conhecimento como fruto das interações com objetos ou pessoas cria, do ponto de vista teórico, a possibilidade de explicar como qualquer conhecimento já produzido pode ser construído por um sujeito.

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  6. Dentre os teóricos apresentados considero que as ideias de John Dewey são bastante interessantes, pois traz alguns conceitos essenciais a metodologia de projetos. Ele defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumento para a manutenção emocional e intelectual dos alunos. Para ele , educar é incentivar o desejo de desenvolvimento continuo, preparando pessoas para transformar algo.
    Ao adotar a metodologia de projetos, o professor torna-se parceiro dos alunos na aprendizagem, rompendo com a forma tradicional da educação centralizada na figura do professor que transmite o conteúdo curricular aos alunos. Nesta metodologia o professor intervém no processo de aprendizagem identificando as dificuldades e a partir delas provoca o conhecimento. Para John Dewey as atividades criativas são destaque no currículo a através delas os alunos passaram a ser estimulados a experimentar e pensar por si mesmos

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    1. na minha pesquisa Jonh Dewey chamou minha atenção, pela sua metodologia , processo de aprendizagem:educar é incentivar o desejo de desenvolvimento continuo, preparando pessoas para transformar algo. Como é atual!! abç

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  7. Friedrich Froebel
    “O criador dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática”.
    O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. A criança, segundo o educador, trazia em si a semente divina de tudo o que há de melhor no ser humano. Cabia à educação desenvolver esse germe e não deixar que se perdesse.
    “A educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva aos novos conhecimentos”.
    “Froebel via a educação como uma atividade em que a escola e a família caminham juntas”.


    Ana Paula

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    1. Não abri mão dos meus filhos frequentarem Educação Infantil e meus netos estão indo pelo mesmo caminho, e não conhecia Froebel. Que bom você me apresentar. Acredito: “A educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva aos novos conhecimentos”. abç

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  8. Fernando Hernández é um educador espanhol que defende a reorganização do currículo por projetos, contrário as tradicionais disciplinas.
    Ele diz: “a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem”. Essa forma de aprender faz o aluno pensar de forma crítica, leva a dar significado a informação, analisar, planejar e resolver problemas.
    Ele provoca o seu leitor a pensar, no contexto educacional, em questões que podem ser problematizadas e contempladas em projetos de trabalho e de investigação. Reorganizar o currículo por projetos é a principal proposta do educador. Ele se baseia nas idéias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.

    Simone.

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  9. Maria Ruth – Ativ 1.2 Diálogo teórico
    O que mais chamou minha atenção foi Paulo Freire. Segundo ele aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina.E é esse processo de aprendizagem que queremos para nossas escolas, para nosso projetos. O educador é um profissional da pedagogia da esperança e para tanto é indispensável pesquisa, respeito aos saberes do educando, criticidade, risco, reflexão crítica, liberdade,autoridade e amorosidade pelo outro. Acredito que educar passa pelo coração. “Educar é amar”. No entendimento de Paulo Freire o educando é um agente transformador do mundo, pode promover profundas transformações em si e no mundo. E o que mais queremos para desenvolver nossos projetos? Educadores e educandos do jeito que Paulo Freire nos apresenta.
    Maria Ruth Pereira dos Santos

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  10. Gostei muito do pedagogo de Célestin Freinet.
    A teoria desse educador tem em primeiro plano o trabalho e a cooperação. Criou uma pedagogia do trabalho onde “a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.”
    Segundo ele, o professor deveria estimular as crianças a fazer experiências, procurando respostas para suas necessidades e inquietações com a cooperação dos seus colegas e orientação do professor. Ele acreditava que a aprendizagem resulta da relação entre ação e pensamento, ou teoria e prática.
    Freinet desenvolveu a técnica da aula-passeio, pois observava que dentro da escola havia um desinteresse enquanto ao ar livre se comportava de maneira vivida e a imprensa na escola para eliminar a distância entre alunos e professores e trazer para dentro da escola a vida de lá de fora.
    Para Freinet, todo conhecimento é fruto do que chamou de tateamento experimental - a atividade de formular hipóteses e testar sua validade - e cabe à escola proporcionar essa possibilidade a toda criança.
    Concordo com Freinet que a educação deve formar alunos capazes de pensar, criticar e promover transformação e que todos devem ter acesso a isso.

    Josi

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  11. 1.2-"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire
    Considero todos importantes.E somos gratos por suas dedicações, sem os quais não teríamos o "avanço" de hoje. Escolho Paulo Freire, . Paulo Freire, educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome. Segundo Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los. Esse pensamento é fundamental na ressignificação das propostas com projetos em sala de aula, levá-los a entender sua situação e agir em favor da própria libertação. Daí a importância de se produzir projetos, priorizando as necessidades da comunidade.
    Um grande abraço!

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    1. A escola não é a redentora,mas não podemos mesmo desconsiderar o grande papel e a influência fundamental que ela possui na sociedade. Porque não aproveitar tido esse potencial para o bem,não é,Luiza ?

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  12. Eu admiro muito o Pedagogo Paulo Freire porque foi através dele que houve uma
    ruptura na história pedagógica brasileira. Através da criação da concepção de
    educação popular, ele consolidou um dos paradigmas mais ricos da pedagogia
    contemporânea rompendo radicalmente com educação elitista e comprometendo-
    se verdadeiramente com a população. Contribuiu para a formação da sociedade
    democrática ao construir um projeto educacional radicalmente democrático e libertador
    (libertação das consciências – “Pensar certo”). Sua proposta parte do Estudo da
    Realidade e a Organização de Dados, surgindo assim os Temas Geradores extraídos da
    problematização da prática de vida dos educandos – Método Freiriano (investigação +
    tematização + problematização = conscientização) . O conteúdo que mais valorizava
    era o informal, pois gostava de trabalhar a “leitura do mundo” , o aluno era autônomo e
    tinha capacidade de fazer uma auto-avaliação. Para Freire o importante não é transmitir
    conteúdos específicos, por isso é contra a educação bancária, alienante e valoriza
    a educação libertadora. Com isso, nós educadores devemos estar atentos à nossa
    metodologia de ensino para não transformamos nossos alunos em alienados e nos
    tornarmos opressores.

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  13. Também admiro P Freire,Andrea.Sem ele não teríamos tantos adultos alfabetizados e encaminhados na vida.Educação não é só para elite.Uma pena que deturpam tanto o pensamento dele e acabam agindo com paternalismo, prática que não faz parte de sua proposta.Boa contribuição! bjs

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  14. A educação é um processo, onde todos fazemos parte.O ser humano é dotado de capacidades de aprendizagens múltiplas, cabe então ao meio social o qual está inserido, estabelecer um firme compromisso ente o homem e o saber.Para tanto, precisamos estar preparados para assimilarmos e entender-mos o mundo, é necessário uma ação integrada, sólica, compromissada com o ensino/aprendizagem.

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