quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Eixo 1: Atividade 1.3 - Projeto e suas características


Após a leitura dos textos indicados, faça suas considerações acerca das seguintes questões:

- Todo projeto é interdisciplinar?
- É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
- Qual a diferença existente entre projeto e atividade contextualizada?

TEXTOS PARA REFLEXÃO:
1- Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática   http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto12.pdf

2-Interdisciplinaridade: refletindo sobre algumas questões  http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto13.pdf

16 comentários:

  1. Um projeto pode não ser interdisciplinar de acordo com os objetivos traçados, Mas de qualquer forma ele terá outras disciplinas na sua aplicação e no desenvolvimento do mesmo.
    Acho que a diferença entre interdisciplinar ou não seria o modo da aplicação do projeto que poderá focar uma disciplina em destaque.
    No entanto os interdisciplinares são diferenciados nas suas possibilidades de um trabalho mais completo com um leque opções para a aprendizagem

    Projetos X atividades contextualizadas
    Nos projetos uma idéia ou "sonho" são traçados com base em metas,tempo, planejamentos organizados para serem concluídos.
    Nas atividades contextualizadas o uso da realidade é sempre aplicada como link de ligação entre atividades e interpretação do aluno, gerando um espaço para o desenvolvimento do aprendizado do aluno com uso de seus conhecimentos de forma rotineira! diferenciando de projetos com prazos para cumprir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente , Gleison! Às vezes projetos desenvolvidos em sala de aula,abordando temas referentes à sua disciplina podem até resultar em ganhos mais significativos para os alunos.Concordo que muitos temas dependerão dos conhecimentos obtidos em outras áreas,mesmo que o foco permaneça a sua.

      Excluir
  2. A maior dificuldade para se adotar a metodologia de projetos é a dificuldade de romper com o modelo tradicional da educação, onde o professor exerce a função de transmitir oralmente o conteúdo aos alunos. Essa metodologia contribui para o fim do tradicionalismo vigente na maioria das escolas, pois estabelece a necessidade de romper com o isolamento das disciplinas, pois na sua essência propõe um currículo integrado no qual a interdisciplinaridade se faz presente. Nesta abordagem, o conhecimento ocorre por meio de inter-relações, sem divisão nas áreas de conhecimento, daí a necessidade de se trabalhar com o desenvolvimento de habilidades e competências.
    A metodologia de projetos depende do envolvimento espontâneo, criativo e interessado do aluno. Trata-se de um esboço do que se deseja alcançar e como tal aberto e flexível. Já a atividade contextualizada é uma forma de abordar o conteúdo, resgatando conhecimentos prévios a respeito de um tema específico indicado pelo professor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,Márcia... Trabalhar com projetos não é tão fácil quanto parece. Muitos são os obstáculos, principalmente em função da falta de prática do professor para lidar com essa metodologia. Os alunos também estão acostumados a só receber informações para depositar na prova.Não é fácil ,mas podemos mudar essa realidade,aos poucos...

      Excluir
  3. “Projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico. No mínimo todos os projetos necessitam terem seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas”.Segundo MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE ALMEIDA, é importante considerar três aspectos fundamentais para a prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias. Um deles se refere à explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar – o registro de intenções, processos em realização e produções. Outro aspecto diz respeito à integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo a incorporá-las ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços. O terceiro aspecto trata dos conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento, que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo. Este texto pretende explorar esses três aspectos, enfocando a importância da formação do professor para que ele tenha condições de desenvolver práticas pedagógicas com projetos que favoreçam a recontextualização do conhecimento na escola e na vida do aluno, a produção colaborativa de representações que engajam os alunos como aprendizes, construtores de significados. Para enfatizar essas idéias são comentados alguns exemplos de práticas de sala de aula em que tecnologias foram articuladas a projetos para propiciar aos alunos a aprendizagem significativa, por meio do desenvolvimento de produções com o uso de diferentes mídias.
    Projetos interdisciplinares
    Os projetos interdisciplinares nas escolas partem de um tema central, onde são estudados sob a ótica de diferentes disciplinas. Eles contemplam um tema prático escolhido para trabalho em grupo, a ser abordado com amplitude e profundidade de maneira a evidenciar as relações entre diferentes aspectos, os vários pontos de vista, a correspondência e complementação das explicações e solução de problemas para dar cumprimento aos objetivos traçados.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para pessoas como vc que possuem experiência com tecnologia,é muito gratificante utilizar a metodologia de projetos.Afinal, parece que nossos alunos já nascem com chips e desenvolvem obras maravilhosas que por muitas vezes nos encantam. Precisamos mesmo incentivar essa prática para que a Educação e os conhecimentos se tornem algo bem mais próximo deles !

      Excluir
  4. Todo projeto é interdisciplinar?

    Não necessariamente, pois o que importa é que ele seja um caminho para ensinar algo que faça sentido para os alunos, dentro do que se trabalha.

    É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?

    Sim é possível, um projeto pode partir de uma única área de conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e abrangendo conceitos de outras áreas. Mesmo não querendo a adesão de outras disciplinas no projeto, isso acaba acontecendo por pequena que seja.

    Qual a diferença entre projeto e atividade contextualizada?

    Projeto é uma iniciativa não rotineira, caracterizada por uma seqüência clara e lógica de eventos, com inicio, meio e fim.
    As atividades contextualizadas fazem parte da rotina, são processos de trabalho que se repetem. Elas se realizam sempre do mesmo modo com pequenas variações ao longo do tempo.

    Simone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Simone ! Se o ensino não fizer sentido para os alunos, é sinal de que nós, professores ,estamos em sala de aula apenas matando tempo ! Para trabalhar com projetos precisamos ter bastante cuidado, caso contrário, eles nos deixam pra trás pois a curiosidade deles é imensa! Precisamos pesquisar juntinho com eles !

      Excluir
  5. Todo projeto é interdisciplinar?
    Quanto todo projeto ser interdisciplinar, seria o ideal, mas nem sempre há possibilidade da interdisciplinaridade, pois ainda há muitos profissionais que trabalham de forma tradicional o qual não trabalha em equipe.
    Mas o importante é que sempre busquemos a participação de todos no projeto. Ao trabalharmos uma temática o correto que todas as áreas do conhecimento estejam envolvidas para que as estratégias, planejamento e execução do mesmo seja debatido por todos.
    Com a tecnologia podemos fazer com que muitos participem criando projetos através de ações que todos podem participar através de suas opiniões utilizando enquetes, fórum, debates e outras ferramentas virtuais que estão disponíveis para acessar. Isso dependerá muito do tema escolhido, pois, uma temática que esteja no dia-a-dia das pessoas é algo que com certeza a participação será muito maior e significativa. Dessa forma, o aprendizado acontecerá que é o objetivo principal que devemos alcançar em relação a o desenvolvimento do projeto.
    O ensino-aprendizado através de projeto é possível, mesmo que as dificuldades possam surgir. Um bom planejamento que seja flexível e criativo colaborará muito para que os resultados venham ser satisfatórios.
    Qual a diferença entre projeto e atividade contextualizada?

    Projeto é uma atividade que não realizamos por realizar, mas sim, algo que pretendemos por em prática através de um ideal alcançar, onde se faz necessário que temos um objetivo, um planejamento, estratégia e uma seqüência bem definida para que aqueles que participarão do projeto compreendam as metas a serem alcançadas. É importante clareza e uma lógica na programação onde haja início, meio e fim.
    As atividades contextualizadas é uma prática pedagógica que realizamos durante todas as atividades que realizamos durante o processo educacional. O qual cada atividade deve haver uma contextualização para que possamos fazer com que ela seja significativa ao aprendizado. Faz parte da rotina diária do trabalho educacional que deve ser desenvolvida nas práticas de ensino-aprendizagem cotidianas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes considerações ,Luciano. Vc está no caminho certo! As dificuldades são grandes,mas para que servem os obstáculos senão para serem superados,não é? A gente vai fazendo um pouquinho a cada dia e com isso modificando aqui e ali.Quem sabe um dia,alcançamos o todo, não é ? Aquele abraço !

      Excluir
  6. Não. Um projeto focado em apenas uma área tem grande valor, já que permite um mergulho mais profundo no conteúdo trabalhado. Alguns projetos são ações que envolvem toda a escola em torno de um mesmo objetivo.Um bom projeto é aquele que indica intenções claras de ensino e permite novas aprendizagens relacionadas a todas as disciplinas envolvidas organizar as atividades em cima de um tema considerado envolvente pelos alunos, em vez de fazer um planejamento baseado nas reais necessidades de aprendizagem deles.
    Interdisciplinaridade é a fórmula em que se misturam conteúdos de várias disciplinas abraçadas por um tema comum. Tema esse que é fio condutor do projeto. Isso não impede que os alunos tenham participação ativa, pois precisam estar interessados em desenvolver o projeto proposto.
    Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, torna-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente as questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem. O ensino organizado de forma fragmentada, que privilegia a memorização de definições, fatos e soluções padronizadas, não atende às exigências deste novo paradigma.O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento. Evidencia-se uma nova organização de tempo e espaço e uma grande diversidade de situações que exigem um posicionamento crítico e reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas e definir suas prioridades.
    Além disso, nos deparamos com várias situações do cotidiano, requerendo o desenvolvimento de estratégias criativas e de novas aprendizagens. Propicia aos alunos o aprimoramento de competências para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de ideias e de ações criativas e colaborativas.
    A troca de ideias e experiências com pessoas de diversos contextos amplia a visão do aluno favorecendo novas reflexões, propiciando ao aluno envolver-se na atividade e, consequentemente, no processo de aprendizagem.

    Quando a atividade escolar está inserida no contexto real de vida dos alunos, a aprendizagem torna-se significativa e muito mais fácil de ser assimilada. Atividade em que se resgatem os conhecimentos prévios e as informações que o aluno traz, criando-se, assim, um contexto que irá dar um "significado" ao tema em questão, justificando ainda o fato de que ele será estudado a seguir.

    É necessário que se esteja atento para que os aspectos envolvidos nessa situação de aprendizagem possam potencializar o desenvolvimento do pensamento cognitivo e artístico do aluno. A compreensão da realidade é fundamental para que o aluno possa participar como protagonista da história, anunciando novos caminhos para exercer sua cidadania.

    Grande abraço. Luiza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente,Luiza! Como educadores temos que servir como uma espécie de guia, para que o aluno faça suas descobertas e com o tempo possa caminhar sozinho em suas dúvidas, questionamentos e temas de interesse. Sabemos que a tecnologia está bem mais ao alcance deles do que de muitos de nós,educadores.Ser agente da história ,é o que precisamos fazer com que eles entendam... bjs

      Excluir
  7. Sim. Uma vez que a interdisciplinaridade é uma abordagem que envolve várias
    disciplinas de forma integrada. O projeto deverá contemplar um tema prático escolhido
    para ser trabalhado em grupo, abordado com amplitude e profundidade de maneira
    a evidenciar as relações entre diferentes aspectos, os vários pontos de vista, suas
    correspondências, explicações e soluções de problemas para dar cumprimento aos
    objetivos traçados.

    Projetos X Atividades contextualizadas

    Nos projetos temos que escolher um tema problema e a partir dele fazer uma
    organização e planejamento, cujo objeto maior é articular os propósitos didáticos
    e sociais. Neles o aluno estará completamente envolvido, o que os tornam mais
    interessantes. Já a atividade contextualizada será trabalhada em aulas normais,
    fazendo parte de uma rotina de sala de aula. Os assuntos abordados fazem parte de
    conhecimentos prévios, conteúdos que já foram trabalhados com a classe.

    ResponderExcluir
  8. Existe também um outro tipo de projeto, que não depende da interdisciplinaridade apesar de perpassar pela mesma. Na minha opinião, ambos tem o mesmo valor. Cabe aos envolvidos apenas a decisão quanto ao momento de aplicá-los !Projetos realmente são mais abrangentes e os de sala de aula, tem um valor que muitos nem imaginam.Só o fato de o aluno pesquisar algo que seja de seu profundo interesse,já garante 50% de sucesso. É isso mesmo, Andrea ! bjs

    ResponderExcluir
  9. Nem todo projeto é interdisciplinar. Apesar de buscarmos a interdisciplinaridade e essa prática ter muito valor para a aprendizagem, é possível desenvolvermos um projeto apenas disciplinar.

    Muitas vezes durante o desenvolvimento do projeto outras áreas de conhecimento vão sendo abordadas ajudando a investigação do tema sem que se perca o foco central.

    A diferença do projeto e da atividade contextualizada é que o projeto não tem um roteiro, não está previamente definido, é comprometido com a ação sendo então flexível e aberto às novas necessidades que vão surgindo conforme o interesse dos sujeitos envolvidos e também com a realidade enfrentada. O projeto tem um ponto inicial bem claro, mas o seu desenvolvimento e o seu termino não se pode afirmar.

    ResponderExcluir
  10. PROJETOS- TEXTO 1

    O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental.
    A escola deve propiciar uma aprendizagem contextualizada permitindo ao aluno relacionar-se
    com aspéctos presentes em sua vida pessoal, social e cultural.Compreendendo a realidade a qual
    o cerca, o aluno participará mais intensamente do seu processo ensino-aprendizagem
    e será protagonista da história,anuciando novos caminhos para o exercício da sua cidadania.
    Entende-se que o trabalho com projetos potencializa a articulação entre áreas de conhecimento
    de forma integrada."(...)o projeto evidencia-se uma atividade que rompe com as barreiras
    disciplinares,torna permiável as suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar
    para compleender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidadede vida pessoal, grupal
    e global". (Almeida,1999,p2)
    No entanto, não podemos esquecer que o professor foi preparado para ensinar com base
    no paradigma da sociedade industrial, em que os princípios educacionais eram pautados na reprodução e
    na segmentação do conhecimento. Portanto, é necessário que se dê uma nova vida ao currículo da escola.
    Os projetos bem fundamentados e desenvolvidos com responsabilidade devem fazer parte do cotidiano escolar
    desenvolvendo assim o senso crítico do alunado e preparando-o para o exercício de sua cidadania.

    TEXTO 2 - PROJETOS INTERDISCIPLINAR

    " Um Projeto institucional específico implica margens de liberdade concedidas a cada escola sem que se perca
    a dimensão educativa mais abragente, definida para sua área geográfica, o seu país e o mundo ".(Escola
    Reflexiva e Nova Racionalidade - pág. 21).
    É importante que os projetos sejam colocados em prática visando sempre o atendimento ao aluno de uma
    forma contextualizada.Um Projeto deve ter objetivos bem definidos e implantados com empenho absoluto
    e principalmente para melhor se adaptar com a clientela a qual está direcionada.Segundo Paulo Freire
    "A teoria sem a prática vira " verbalismo ", assim a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando
    se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade".


    ResponderExcluir