segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Eixo 2: Atividade2.2 - INDIOS PRESERVAM TRADIÇÕES COM O USO DA TECNOLOGIA

Assista ao vídeo ÍNDIOS PRESERVAM TRADIÇÕES COM O USO DA TECNOLOGIA , e responda as seguintes questões : A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura? Quais evidências vocês identificam a esse respeito? Que conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos configuram essa produção? Que currículo é este que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias? O que é currículo?




5 comentários:

  1. A produção do vídeo pode caracterizar, sim, como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura, pois, podemos trabalhar como tema “O Brasil Indígena” desde sua origem até os dias atuais, utilizando ferramentas tecnológicas para proporcionar o conhecimento sobre sua cultura, sua história e ao mesmo tempo fazer uma linha do tempo onde poderemos conhecer as mudanças e o que mantém até hoje. Vemos que a produção torna-se significativa não somente para nós não indígena, mas também para os próprios índios que podem observá-los e fazer comparações e ter acesso a outras tecnologias os quais ainda não está tão presente como nesta aldeia. É uma troca importante de conhecimento que pode ser ajudada com as ferramentas tecnológicas proporcionando conhecimento e comunicação entre todos.
    Podemos identificar que fica evidente que tecnologia veio a colaborar com os índios e ao mesmo tempo reproduzir uma cultura diferenciada do que estamos acostumados a saber sobre esta população.
    Essa produção tem um valor importante para toda a sociedade o qual passamos a conhecer e observar atitudes e valores que para muitos podem ser diferente mais para eles é natural. A visão do índio passa ser mais respeitada e menos discriminada.
    Este currículo é rico e diversificado e até mesmo oculto para muitas pessoas, e com essa produção o currículo torna-se muito significativo para qualquer aprendizado sobre esta população do Brasil.
    O currículo é todo o conhecimento que pretendemos explorar para enriquecer nosso aprendizado. O importante é que possamos absorver da melhor forma este conhecimento e no caso quando utilizamos a tecnologia para conhecer e divulgar o que desejamos conhecer o aprendizado torna-se mais significativo.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. UM PROJETO CULTURAL VALORIZA AS TRADICÕES DE UM POVO E ASSEGURA O CONHECIMENTO SOBRE VIVÊNCIAS PRATICADAS E NEM SEMPRE RECONHECIDAS.
      O USO DAS TECNOLOGIAS, TENDEM VALORIZAR UMA ATIVIDADE PROPOSTA. NO CASO DO VÍDEO COM OS ÍNDIOS, PODEMOS OBSERVAR QUE É IMPORTANTÍSSIMO
      QUE MOSTREMOS PARA O ALUNADO QUE NÓS TAMBÉM ENQUANTO EDUCADORES, SENTIMOS ENORME PRAZER EM ESTARMOS DISPONIBILIZANDO ATIVIDADES E
      TECNOLOGIAS DE FORMA QUE TORNEM AS AULAS MUITO MAIS INTERESSANTES.NOSSA CULTURA É RICA EM DETALHES, MERECEDORA DE SER MOSTRADA
      EM VÍDEOS RELATOS, FOTOS, ENFIM, OS TEMAS DO CURRÍCULO PODEM E DEVEM SER TRATADOS DE UMA FORMA TOTALMENTE INFORMATIZADA.

      Excluir
  3. Sim! caracteriza como um projeto que articula tecnologia e cultura! com grande numero de informações sobre a cultura indigina seus costumes.
    A tecnologia vem como meio de registrar , comparar e trabalhar toda a historia e suas variações com tempo.
    Nos dando a visão dos fatos que antes eram apenas contados sem imagens e detalhes. no tempo que acontecia os fatos.
    O numero de informações geradas e concretizadas com os recursos tecnologicos formam uma grande base de conhecimentos curriculares com grande importância significativa para o aprendizado!.

    ResponderExcluir
  4. A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura? Quais evidências vocês identificam a esse respeito?

    R: A tecnologia deve romper a grade curricular integrando as disciplinas com o cotidiano, com o dia-a-dia do mundo digital do ser humano. Podendo ser utilizada em todas as disciplinas, proporcionando a inclusão digital.

    Que conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos configuram essa produção?

    R: Identidade do povo indígena _ seus valores, crenças e cultura. Resgatar a dignidade do povo indígena, a igualdade de direitos, a participação na sociedade, O SEU ESPAÇO.E alertar para a nossa co-responsabilidade pela vida social.
    Finalidade das ações educativas: Educação em valores; Compreensão de mundo; Interpretação da realidade; Transformação da realidade; Problema e solução; Conexão da cultura com a vida das pessoas.

    Que currículo é este que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias? O que é currículo?

    Currículo é um plano pedagógico e institucional que envolve os conteúdos, as tecnologias, as metodologias, os objetivos pedagógicos que serão utilizados para orientar a aprendizagem dos alunos de uma forma sistemática. O currículo é a transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultados de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. Ele envolve toda a escola, a vida dos alunos, os acontecimentos locais e globais que interferem no processo educacional. A partir das necessidades de cada escola e de cada aluno, procurando integrar a escola ao seu dia-a-dia.

    Um abraço. Luiza

    ResponderExcluir